Um casa que servia como “lar de idosos”, foi interditada nesta sexta-feira (28), no Distrito Industrial em Vitória da Conquista. A operação da Polícia Civil teve início no final do ano passado, quando um idoso deu entrada na UPA com lesões corporais, indo a óbito na sequência.
A investigação concluiu que ele estava internado em uma casa de acolhimento, onde havia sofrido maus-tratos.
A Polícia Civil foi acionada por denúncia anônima relatando que um idoso teria dado entrada na UPA de Vitória da Conquista com lesões corporais e, em seguida, ido a óbito, fato ocorrido no final do ano passado.
No local, foram encontrados 12 homens e 2 mulheres em condições sub-humanas e vítimas de crimes diversos.
Alem da Polícia Civil, a operação contou com a participação da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde.
Os idosos, em sua maioria, possuem problemas mentais. Todos foram encaminhados para atendimento adequado e a novos lares públicos.
O estabelecimento foi imediatamente interditado pela vigilância sanitária. O proprietário, um homem de 41 anos, foi preso em flagrante por cárcere privado, maus-tratos, expor a perigo a integridade ou saúde física ou psíquica do idoso, edução análoga à condição de escravo, exercício irregular de profissão e guarda ilegal de animal silvestre. Outros crimes seguem sendo apurados.
Em relação à morte do idoso, novos indícios foram constatados durante esta ação policial e subsidiarão as investigações em torno do caso.
Fonte: DPCs Marcus Vinicius de Morais Oliveira e Taciane Vasconcelos.