Uma operação da Polícia Civil realizada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista cumpriu 6 mandados de busca e apreensão em residências de indivíduos que praticavam golpes através de cartões clonados. Foram apreendidos diversos celulares, notebooks, computadores e Cartões.
As investigações começaram em agosto do ano passado, quando um receptador de 38 anos foi preso. Ele estava de posse de mercadorias eletroeletrônicas no valor de R$ 50 mil.
Vários Boletins de Ocorrência foram registrados por diversas empresas de Vitória da Conquista. Até o momento, foram identificadas 6 pessoas envolvidas em diversos golpes em Vitória da Conquista e região. Os alvos eram grandes lojas do comércio varejista e vários Postos de combustíveis em Vitória da Conquista. Os prejuízos causados chegam a meio milhão de reais.
A quadrilha clona cartões de débito e crédito de várias vítimas em diversos Estados da federação, além de subtrair valores de Contas Bancarias. Foram identificados pelos investigadores, pelo menos 4 (quatro) núcleos distintos na quadrilha . O primeiro núcleo coleta informações de funcionários de bancos e empresas a respeito de senha, saldos e movimentações financeiras de pessoas físicas e jurídicas além de facilitar as compras. O segundo núcleo falsifica os cartões e links. O terceiro núcleo aplica os golpes propriamente ditos, comprando em empresas do ramo varejista, muitas vezes com a participação de funcionários. O quarto núcleo é composto por receptadores que compram os produtos por um preço abaixo do mercado.
Todos os envolvidos foram indiciados por furto qualificado mediante fraude, estelionato, associados criminosa e receptação.