Pelos menos 15 mulheres tiveram fotos íntimas vazadas em Vitória da Conquista, após clicarem em um link de promoção recebido através de aplicativos de mensagens.
De acordo com uma reportagem veiculada pela TV Sudoeste nesta sexta-feira (05), as vítimas têm entre 14 e 25 anos. Após invadirem o telefone das vítimas, os criminosos se apossam das fotos e também dos contatos das mulheres, passando a chantagear as vítimas pedindo dinheiro para não divulgar as fotos.
Uma das vítimas relatou que o hacker enviou suas fotos íntimas para seus pais, além de outros contatos. “Minha vida virou um filme de terror”, relatou outra vítima do crime cibernético.
Os criminosos não se valem apenas de links promocionais falsos, mas também de perfis de amigos e conhecidos que são hackeados, para fazer contato com as vítimas. Se passando pela dono do perfil, eles enviam links de cadastros, que na verdade, “abrem as portas” dos disposição para que eles tenha acesso a dados e fotos das vítimas.
Como Vitória da Conquista não possui uma delegacia especializada em crimes virtuais, o crime está sendo investigado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, que tem à frente o delegado Ney Brito. O delegado alerta que é importante ter procedência de qualquer link antes de clicar nele, além disso é importante que as pessoas fiquem atentas a mensagens estranhas enviadas por amigos, devendo se certificar se a mensagem vem de fato da pessoa ou de um falsário.