Uma situação de ilegalidade vem sendo denunciada por motoristas de Vitória da Conquista. Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, um cidadão flagra dois agentes do Simtrans (Sistema Municipal de Trânsito) à paisana, em veículo descaracterizado, aplicando multas disfarçadamente.
A resolução 925 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina que “o veículo utilizado na fiscalização de trânsito deverá estar caracterizado”. Além disso, estabelece que o agente de trânsito, sempre que possível, deverá abordar o condutor do veículo para constatar a infração, ressalvado os casos em que a infração poderá ser comprovada sem a abordagem.
O vídeo mostra os agentes fazendo anotações referentes ao veículos que estariam realizando uma “roubadinha”, ou seja, utilizando um atalho na via fora da rota regular. Os funcionários do Simtrans devem agir de acordo com o que está prescrito no Código de Trânsito Brasileiro.
O Blog do Sena havia noticiado também, na última sexta-feira (31), que os radares de fiscalização eletrônica em Vitória da Conquista estariam fora de funcionamento. O motivo seria que a Prefeitura não renovou o contrato com a empresa Tivic Tecnologia, que opera os equipamentos.
Confira o vídeo no YouTube do Blog do Sena: