Conforme já divulgado pelo Blog do Sena, na última quarta-feira (9) a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista realizou a desocupação do assentamento Terra Nobre, derrubando os barracos dos moradores com tratores e deixando as pessoas desabrigadas.
Nesta sexta-feira (11), os ocupantes do Terra Nobre foram até à Prefeitura buscar diálogo com o governo, mas foram “atendidos” pela Guarda Municipal. Em entrevista ao Blog do Sena, Paulo Sérgio e Antônio, moradores do assentamento, informaram que a intenção era dialogar com a prefeita Sheila Lemos (DEM) ou o secretário responsável.
“Estamos aqui reivindicando o nosso direito de moradia e viemos para obter uma resposta, porque a situação não pode continuar como está”, afirmou Paulo Sérgio.
O Blog do Sena já divulgou que o secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, havia relatado ao Blog que “apenas 29 pessoas” estavam residindo no acampamento no momento da desocupação. No entanto, essa informação foi refutada por Antônio, que declarou ao Blog que aproximadamente 60 pessoas se encontravam no local.
Na última quinta-feira (10), os ocupantes do assentamento tentaram retomar o terreno desapropriado pela Prefeitura, mas a Guarda Municipal foi acionada e diversos agentes ficaram a postos a fim de conter as tentativas de retorno dos moradores do acampamento.
Também de acordo com Antônio, a intenção é permanecer no local e resistir à desocupação até que a prefeita tome uma providência e dê assistências às famílias que ficaram desabrigadas.