Neste sábado (15), foi confirmado o 85º óbito de paciente por complicações da Covid-19 em Vitória da Conquista. Trata-se de uma paciente de 77 anos, moradora do bairro São Vicente, portadora de Diabetes Melito, Insuficiência Cardíaca (ICC), Hipertensão e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC); foi internada no dia 10 de agosto no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde veio a óbito no dia 15 de agosto.
De acordo com o Boletim epidemiológico de hoje, já foram registrados 3.834 casos confirmados da Covid-19 em Conquista, sendo que 3.272 deles são de pessoas que já estão recuperadas e 477 que ainda seguem em recuperação – 28 internados e 449 em tratamento domiciliar.
5.288 casos notificados com suspeita de Síndrome Gripal/Covid-19 aguardam classificação final, dos quais: 4.448 aguardam por investigação laboratorial e 840 aguardam resultado laboratorial de exame RT-PCR. Quanto ao estado de saúde desses pacientes, 839 estão com sintomas leves de Síndrome Gripal e permanecem em tratamento domiciliar, 4.424 recuperaram-se da Síndrome Gripal, 23 estão hospitalizados e dois pacientes foram a óbito por suspeita de contaminação pela Covid-19 – casos seguem aguardando resultado da investigação laboratorial.
Ocupação dos leitos– Atualmente, a rede SUS do município disponibiliza 168 leitos (98 de enfermarias e 70 de UTI) para tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19. Nesta sábado (15), 91 pacientes de Vitória da Conquista e de outras 30 cidades estão internados nos leitos disponíveis:
- Cordeiros;
- Itapetinga;
- Nova Canaã;
- Itarantim;
- Barra do Choça;
- Itororó;
- Planalto;
- Barra da Estiva;
- Maetinga;
- Potiraguá;
- Poções;
- Ibicuí;
- Tremedal;
- Aurelino Leal;
- Piripá;
- Caculé;
- Presidente Jânio Quadros;
- Itambé;
- Anagé;
- Wenceslau Guimarães;
- Iuiú;
- Ipiaú;
- Gandu;
- Guarulhos-SP;
- Guanambi;
- Itabuna;
- Dom Basílio;
- Livramento;
- Macarani;
- Brumado.
A Prefeitura de Vitória da Conquista lamenta, mais uma vez, pelo falecimento da paciente e reforça sobre a necessidade da população manter as medidas de prevenção. Evite sair de casa sem necessidade e, sempre que sair, use máscaras e higienize mãos e objetos.