Após pedido de associação de ciganos, a Polícia Civil abriu um inquérito para apurar a gravação de um vídeo com imagens fortes que mostra três ciganos mortos e está circulando muito nas redes sociais. Os membros da comunidade cigana, Bruno, Diogo e Solon Silva Matos morreram nessa quarta-feira (28) em confronto com a Polícia, em Anagé.
Enquanto faz a gravação, o homem mostra de perto os ferimentos causados por arma de fogo nos corpos dos homens e ofende verbalmente os ciganos. “É pouco para essas desgraças, tudo ruim. Vagabundos, já vão tarde”, disse o autor do vídeo.
Fabiano Aurich, delegado da Polícia Civil de Vitória da Conquista, afirmou que o responsável pelas imagens já foi identificado. Ele também declarou que um inquérito policial foi aberto para apurar o caso e o autor do vídeo será ouvido nesta quinta-feira (29) no Disep.
A atitude do homem que registrou as imagens pode configurar crime de Vilipêndio a Cadáver, conforme o artigo 212 do Código Penal. O ato de vilipendiar cadáveres ou suas cinzas, pode ser punido entre um a três anos de reclusão e pagamento de multa.