Mais uma vez a saúde pública de Vitória da Conquista pede socorro. O pronto socorro público do Hospital Unimec e do Hospital São Vicente e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) se encontram superlotados.
Na noite desta segunda-feira (26), o Unimec afixou um comunicado informando que está superlotado, com pacientes internados, o que excede a capacidade da unidade. Com isso, o atendimento foi restringido à fichas amarelas e vermelhas, ou seja, a casos mais graves. Já as fichas azuis e verdes não possuem previsão de atendimento.
O resultado são salas de espera lotadas, com os pacientes precisando aguarda mais do que o normal para encontrarem ajuda médica. Com os casos de arboviroses aumentando, as pessoas têm buscado as unidades com mais frequência, causando um aumento da demanda que já é grande.
As partes públicas do São Vicente e do Unimec são mantidos pela Prefeitura. Já a UPA é de responsabilidade do Governo do Estado.
A Prefeitura afirma que atende a uma grande demanda da média e alta complexidade por falta de investimentos da gestão estadual. Já o Governo do Estado atribui a superlotação da UPA e, muitas das vezes, do Hospital de Base, à falta de investimentos na saúde básica do município. No meio do imbróglio, fica o cidadão sem saber para onde correr.