A crise na saúde pública em Vitória da Conquista atingiu em cheio o setor pediátrico. Em decorrência superlotação, o Hospital São Vicente, cuja parte pública é mantida pelo município, anunciou, nesta terça-feira (04), que não dispõe mais de vagas para atender a pacientes pediátricos.
Segundo o texto, a capacidade de atendimento da unidade foi extrapolada em 200%, o que lotou os leitos de internamento. O setor pediátrico também não tem serviços de alta complexidade e Unidade de Terapia Intensiva.
Não existe previsão para que a situação seja normalizado. O texto solicita que os pacientes graves procurem os serviços municipais e estaduais, e que os casos mais simples busquem as unidades básicas de saúde.
No entanto, a população está sem saída, uma vez que o Hospital Municipal Esaú Matos, único materno-infantil, também está superlotado. Desde a última quarta-feira (29), encontram-se no pronto-socorro pediátrico da unidade, quatro pacientes sob ventilação mecânica que estão aguardando vagas em UTI pediátrica, as quais ainda não foram disponibilizadas pela Central da Regulação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O hospital também não dispõe mais de vagas na enfermaria, aguardando a regulação estadual para amenizar o problema.