A manhã desta quinta-feira (23) começou atribulada para os pacientes de Vitória da Conquista. No posto de saúde recém-inaugurado do bairro Campinhos, o cenário é de superlotação, sem previsão de garantir o atendimento de todos que estão na sala de espera. A situação foi divulgada na manhã desta quinta-feira no programa Redação Brasil, da Rádio Brasil FM.
Denúncias da população apontam que a rede de saúde do município não está dando conta da demanda. De acordo com informações dos radialistas Deusdete Dias e Ricardo “Gordo”, o médico do posto de saúde do Campinhos só atende às quintas, o que acabou resultando no estado de superlotação da unidade. Frequentemente, o Blog do Sena recebe declamações de falta de estrutura nos postos de saúde, como dos bairros Nova Cidade, Urbis VI e Jardim Valéria.
Por outro lado, a Unidade de Pronto Atendimento, do estado, também acaba sobrecarregada pela falta de estrutura. Diante do caos, hospitais estão chegando a recusar atendimento aos pacientes do Samu 192. Na última terça (22), o Blog do Sena denunciou que pacientes estavam aguardando até do lado de fora da UPA.
Durante a reportagem do Redação Brasil, os comunicadores cobraram atuação pública, indagando o Secretário de Saúde Vinícius Rodrigues e ressaltando que a atenção básica à saúde é um papel da administração municipal. Eles destacaram ainda que é atribuição dos vereadores fiscalizar e cobrar o Executivo em casos como esse.