Na tarde deste domingo (18), por volta das 17h, uma guarnição de combate a incêndio do 7º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionada para conter um incêndio em um veículo na Rodovia Santos Dumont, no bairro Ayrton Senna, em Vitória da Conquista. O automóvel, um Fiat Strada Working, foi completamente consumido pelas chamas. Apesar dos danos materiais, não houve registro de vítimas.
O Corpo de Bombeiros alerta que, em casos de incêndio em veículos, o uso de extintores deve se restringir ao início do fogo, enquanto ainda for possível controlá-lo com segurança. Tentar combater as chamas sem o devido preparo técnico pode ser extremamente perigoso, devido à possibilidade de propagação rápida do fogo e à exposição a produtos inflamáveis, o que compromete a segurança das pessoas no local.
Orientações em caso de incêndio veicular
Se o incêndio já estiver em estágio avançado — especialmente em veículos de passeio —, a orientação é não abrir o capô, pois a entrada de oxigênio pode intensificar ainda mais as chamas. Além disso, em veículos elétricos ou híbridos, nunca se deve utilizar água para combater o fogo, pois isso pode causar curtos-circuitos e agravar os riscos.
No caso de veículos de carga, se as chamas estiverem concentradas no material transportado, o condutor deve apenas tentar desacoplar o cavalo mecânico do semirreboque caso esteja em uma distância segura, tenha treinamento adequado e avalie que a manobra não colocará sua vida em risco.
Na ausência dessas condições, a recomendação é estacionar o veículo a uma distância segura de outros automóveis, afastar-se imediatamente do local e acionar o Corpo de Bombeiros Militar por meio do telefone de emergência 193.