Nesta sexta-feira (13), a Câmara de Vereadores votou o parecer favorável emitido pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final sobre o projeto de lei que dispõe sobre a criação da Guarda Municipal em Vitória da Conquista.
Como já era esperado, o parecer foi aprovado pela Casa por unanimidade, todos os 21 vereadores votaram a favor do parecer.
A surpresa foi o voto favorável do vereador David Salomão, que já havia declarados diversas vezes ser contrário ao projeto, questionando também sua legalidade. Ele chegou a pedir vista, mas acabou aceitando um acordo acerca de um destaque sobre a constitucionalidade do projeto, que será votado na próxima sessão.
Agora o parecer deve passar por mais duas votações na Casa. Contudo, a Câmara deve pedir dispensa de pauta e votar o projeto na próxima sexta-feira (20).
Se o projeto for aprovado, os agentes patrimoniais terão que passar por um curso de capacitação, devendo ser primeiro aprovados para só então serem admitidos para o cargo efetivo de guarda municipal.