A equipe de brigadistas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Corpo de Bombeiros permanecem em uma área de difícil acesso localizada depois do anel viário, sentido Barra do Choça, tentando debelar um incêndio que teve início na noite de ontem (1º). Segundo a Semma, com muito esforço, a equipe conseguiu debelar as chamas ontem, mas o fogo recomeçou hoje e entrou noite adentro.
Desde as primeiras horas desta quinta-feira (2), os brigadistas se deslocaram para o local, pois ainda havia pontos com fogo e fumaça, principalmente nos tocos das árvore. O rescaldo foi realizado para eliminar os focos remanescentes e evitar que o incêndio voltasse. Os brigadistas também fizeram o monitoramento da área e a varredura para avaliar o impacto do fogo na fauna. Um cavalo foi encontrado próximo à área atingida, mas o animal não estava machucado. Até o fim da manhã, a equipe realizava o resfriamento de alguns pontos.
Após dar como encerrado o trabalho, a Semma e o Corpo de Bombeiros foram novamente acionados pela população, por conta de novos focos de incêndio nessa mesma área. O fogo se alastrou rápido e a equipe precisou ser reforçada. No local estão sete agentes da Brigada de Incêndios, uma viatura e um caminhão-pipa.
Serra do Periperi – Um incêndio também foi registrado nesta quinta-feira (2), na Serra do Periperi, próximo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Os brigadistas controlaram as chamas e o incêndio foi finalizado.
Incêndios criminosos
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, esse período de calor intenso, com baixa umidade do ar, é propício ao surgimento de queimadas, mas a maioria delas ocorre por ação humana, seja de forma proposital, por desconhecimento ou imprudência.
“Por exemplo, uma bituca de cigarro acesa, jogada ao solo, colocar fogo em lixo achando que aquilo não vai alastrar, tudo isso pode gerar um incêndio de grande proporção e ocasionar sérios danos ao meio ambiente e à saúde da população, quem faz isso não têm noção do crime que está cometendo”, disse, acrescentando que o cidadão que faz uso de fogo sem licença, mesmo em terreno particular, poderá sofrer multa administrativa e ser chamado a reparar os danos causados, além de responder a processos criminais.
Para reduzir o número de queimadas nessa época do ano, a Semma orienta a população a não jogar bitucas de cigarro no chão e nem lixo em terrenos baldios ou em áreas de preservação, e pede aos proprietários de terrenos que mantenham esses espaços sempre limpos.
Ao ver pessoas ateando fogo nessas áreas ou focos de incêndio, o cidadão deve ligar para o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193, ou para a Semma, no 77 3429-7906.