Duas mulheres morreram em decorrência da febre Oropouche na Bahia. A condenação do Ministério da Saúde foi feita na última quinta-feira (25). As duas são as primeiras vítimas da doença no mundo.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, a primeira pessoa a ter a morte confirmada pela doença foi uma mulher de 24 anos que morava na cidade baiana de Valença. Ela morreu em 27 de março. A segunda morte, de uma paciente de 21 anos, ocorreu em 10 de maio no município de Camamu.
As vítimas não tinham comorbidades relatadas e apresentaram sintomas parecidos com os casos mais graves de Dengue, incluindo febre, dor de cabeça, dor retro orbital e mialgia, que rapidamente evoluíram para sintomas graves, incluindo dor abdominal intensa, sangramento e hipotensão.
A doença é transmitida principalmente pelo mosquito conhecido como “maruim” ou “mosquito-pólvora”. Os sintomas são parecidos com os da dengue, mas no geral os casos são de baixa gravidade.
A Bahia já tem mais de 800 casos registrados. No Brasil, os casos da doença ultrapassam os 7 mil. A febre oropouche é uma doença causada pelo arbovírus Orthobunyavirus, transmitido pela picada de mosquito e pode infectar humanos e animais. Após picar uma pessoa ou animal infectado, o mosquito permanece com o vírus no sangue por alguns dias. Quando esse mosquito infectado pica uma pessoa saudável, ele transmite o vírus, causando a doença.