Um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (14), mostra uma ação da Guarda Municipal contra um casal na Praça Nove de Novembro, no Centro de Vitória da Conquista.
Durante a abordagem a um casal, a mulher reage e chama e os guardas de “racistas”. Populares hostilizaram os guardas e se solidaram com o casal.
Em nota, a Guarda informou que foi chamada porque estava havendo uma briga no local. O homem, que estava envolvido na confusão, teria tentado agredir os guardas, que reagiram e o detiveram. Na sequência, todos os envolvidos na confusão teriam sido encaminhados para a autoridade policial. No texto, a Guarda nega que foram cometidos abusos durante a abordagem.
Na ocorrência a qual o Blog do Sena teve acesso, a abordagem teria sido feita porque os guardas presenciaram uma discussão entre o casal, e a mulher alegou que o homem estava ameaçando ela com uma tesoura. Mesmo tentando resolver o conflito no local, o homem teria ofendido os guardas e resistido à prisão. Mesmo assim, ele foi preso e encaminhado para a Delegacia.
Um pequeno protesto foi feito na Praça Nove de Novembro e novamente os guardas foram hostilizados. Mesmo com a chegada da Polícia Militar, os manifestantes continuaram a gritar palavras como “fascistas” direcionadas aos guardas.
Confira o vídeo:
Confira a nota da Prefeitura na íntegra:
Posicionamento oficial da Guarda Municipal
A GM foi solicitada, pois havia uma discussão (vias de fato), com ameaça. Foi feito a abordagem ao autor e tentou-se resolver no local, porém o autor começou a desacatar a GM com palavras de baixo calão.
Ato contínuo foi dada voz de prisão e o mesmo resistiu, sendo preciso usar a força necessária.
Envolvidos foram apresentados a autoridade policial e feito o procedimento padrão. Não houve excessos, nem abusos, abordagem e imobilização feita no padrão.