Em tempos de pandemia a sociedade está tendo de se adaptar, de várias formas, à nova realidade. Reconhecendo a necessidade dos formandos de terem o certificado de conclusão de curso em mãos, para conseguirem ingressar no mercado de trabalho, o Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista realizou a primeira edição da colação de grau no formato Drive Thru, nesta quarta, 20.
De acordo com o reitor da UniFTC de Vitória da Conquista, Aureliano Tavares, os procedimentos acadêmicos foram readequados ao momento atual e todas as medidas cabíveis foram adotadas para permitir aos alunos concluírem essa etapa da vida com segurança. “Considerando a demanda dos estudantes e as exigências dos Conselhos Profissionais, decidimos simplificar o processo. A grande dificuldade é não poder dar o nosso abraço e recebê-los da forma calorosa que a gente sempre recebeu, porque tudo isso só existe em função deles”, acrescentou o reitor.
Ao todo, mais de 60 formandos, dos cursos de Direito, Ed. Física, Sistemas de Informação, Biomedicina, Fisioterapia e Eng. Civil, foram convidados a irem à unidade assinar a documentação. A colação de grau foi condicionada ao uso de máscara e luvas, além da necessidade de cada formando levar sua própria caneta para assinatura do documento. Uma equipe aguardava logo na entrada para orientar os formandos sobre as medidas protetivas.
Mesmo sem cerimônia, festa, música e confetes, os novos profissionais comemoram o momento: “Não era bem o que a gente esperava, porém, a pandemia não é só pra nós. É pro mundo todo e a UniFTC conseguiu proporcionar essa colação pra gente. Agora, estamos formados, engenheiros civis, e já podemos dar entrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Estamos felizes!”, disse Rodrigo Ferreira, formando do curso de Engenharia Civil.