Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Uesb informa novas medidas do Protocolo de Biossegurança para atividades presenciais

Random image

Nesta segunda-feira (21), a Uesb definiu novas medidas para o Protocolo de biossegurança. A mudança aconteceu  partir do desenvolvimento das atividades pedagógicas, após o retorno presencial. As alterações estão previstas no Ofício Circular 004/2022 e contemplam os tópicos de “Ventilação de ambientes” e “Procedimentos de monitoramento, comunicação e atuação em casos de sintomas de síndrome gripal”.

De acordo com a Uesb, o protocolo prevê que os ambientes mais seguros para realização de atividades presenciais são aqueles em que há ventilação natural e que o uso de aparelhos de ar condicionado deve ser admitido nas situações previstas no documento: em laboratórios que operem equipamentos que exijam a climatização do ambiente para o seu funcionamento; e em condições de elevada temperatura, em que a ventilação natural não seja suficiente para assegurar conforto térmico mínimo para a realização das atividades. Nesse último caso, de acordo com as alterações do Protocolo, o aparelho poderá ser utilizado, com portas e janelas fechadas, por um período máximo de 50 minutos e, com portas e janelas do ambiente abertas, para renovação do ar, por um período mínimo de dez minutos.

Já para o monitoramento das pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal, a Uesb está disponibilizando, on-line, o Formulário de Comunicação de Sintomas ou de Confirmação de Gripe ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (Covid-19). Segundo os novos procedimentos, todos os membros da comunidade acadêmica que se enquadrem nas condições de sintomas ou confirmação de Covid-19 deverão preencher e enviar o formulário. Assim, as notificações serão direcionadas ao Núcleo de Atenção Integral ao Servidor (Nais) que informará, diariamente, os colegiados de curso (no caso de estudantes), os departamentos (se os notificantes forem professores) e os setores de lotação (para notificações de servidores técnico-administrativos).

A Universidade também irá elaborar, por meio do Nais, relatórios semanais das notificações recebidas. A ação tem o objetivo de possibilitar o acompanhamento da dinâmica de propagação de gripes, síndromes respiratórias e diagnósticos de Covid-19 na Uesb.

As informações são da Ascom /Uesb


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também