Das quatro candidaturas à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, apenas a de Lúcia Rocha (MDB) ainda não está deferida para disputar a eleição municipal de 2024, no dia 6 de outubro, quando acontece o primeiro turno.
O Blog do Sena consultou o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tarde desta segunda-feira (2), e constatou que a situação da candidatura de Lúcia Rocha ainda está aguardando julgamento. Segundo o TSE, isso significa que o pedido da candidatura ” ainda não foi apreciado pela Justiça Eleitoral”.
Já a candidatura de Sheila Lemos (União Brasil) foi deferida com recurso. Ou seja, a candidatura é regular com pedido de registro julgado deferido; no entanto, há recurso interposto contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior.
No último domingo (1), o juiz João Lemos Rodrigues, da 40° zona eleitoral, confirmou a candidatura à reeleição de Sheila. A decisão aconteceu, após análise dos pedidos de impugnação realizados pela Federação Brasil da Esperança, do candidato a prefeito Waldenor Pereira (PT), e do candidato Marcos Adriano.
No recursos, eles afirmam que Sheila Lemos iria para uma segunda reeleição familiar. Os partidos apontaram que a ex-vice-prefeita Irma Lemos, mãe de Sheila, teria assumido a prefeitura e promovido atos de gestão durante o mandato do ex-prefeito Herzem Gusmão (2017-2020). Apesar da decisão, o candidato Marcos Adriano apresentou um recurso contra a decisão.
A candidatura do Drº Marcos Adriano (Avante) está deferida e nenhum recurso será julgado. De acordo com o TSE, a candidatura é regular, “com dados e documentação completos, que atendeu aos requisitos para concorrer e cujo pedido já foi julgado pela Justiça Eleitoral”. Essa é a primeira vez que o advogado disputa uma eleição.
Outra candidatura que está deferida e atendeu os requisitos para concorrer ao pleito é a do candidato Waldenor Pereira (PT) que representa a Coligação A Força para Mudar Conquista (PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, PSol, Rede e Solidariedade). O pedido da candidatura já foi julgado pela Justiça Eleitoral.