Os ônibus da Viação Rosa já estão em Vitória da Conquista desde o dia 16 de maio. Os veículos irão atuar nas cincos linhas operadas atualmente, de forma emergencial, pela Novo Horizonte. Mas, segundo informações do Blog do Giorlando Lima, a prefeitura municipal afirmou que ainda não está preparada e adiou o início da operação dos veículos que estava prevista para amanhã, 1º de junho.
No valor R$ 1.591.709,10, o governo municipal alugou oito ônibus e dois micro-ônibus da Viação Rosa, para operar, durante dois meses, as cinco linhas citadas. O contrato determina que empresa colocará os ônibus à disposição da prefeitura, com motorista e cobrador.
A prefeitura afirma estar ciente que não será possível cobrir os custos das linhas com a cobrança de passagens. Mas diz que os estudos confirmam que nas demais linhas do lote 1 o faturamento deve superar os custos do aluguel dos carros.
A gestão municipal tem pretensão de retomar todo o lote 1, que pertencia a falida Viação Vitória e está sendo operada, também de forma emergencial, pela Cidade Verde. No entanto, ainda não há data prevista.
Também não há data prevista para licitação definitiva do lote. O Secretário de Mobilidade Urbana, Jackson Yoshiura ,afirma que processo licitatório só será iniciado após estudo sobre o transporte público do município encomendado pela prefeitura.