Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“Tiraram a única vereadora mulher da mesa diretora, por isso formamos outra chapa”, diz Xandó apontando suposta traição nas eleições da Câmara

As eleições da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores terminaram agora há pouco, na manhã desta quarta-feira (21). O vereador Herminio Oliveira (Podemos) vendeu a disputa contra a chapa formada pela vereadora Viviane Sampaio (PT) por 15 votos a 5.

Mas o resultado nem saiu direito e as polêmicas envolvendo os bastidores do pleito já surgiram no plenário. Em um primeiro momento, acreditava-se em um consenso entre os vereadores e em uma chapa única, cenário que não se tornou realidade.

Em entrevista ao Blog do Sena, o vereador Alexandre Xandó (PT) explicou qual teria sido a motivação da mudança de última hora. “A nossa única exigência é que tivesse uma vereadora mulher na mesa diretora, porque nós temos 21 vereadores e apenas duas são mulheres. Então, para a gente era uma questão simbólica ter a vereadora Márcia Viviane compondo a mesa. Isso foi acordado, foi assinado até mesmo um documento, e nós estávamos entendendo que estava tudo acordado. Eis que houve uma interferência da prefeita Sheila Lemos (UB) para tirar a vereadora Márcia Viviane e colocar o vereador Ricardo Babão (PCdoB), como 1º secretário, tirando as mulheres e tirando o PT. Então, houve uma traição, uma falta de palavra do vereador Bibia, que nós procurou. Então, nós decidimos lançar essa chapa, a chapa das mulheres”, afirmou.

O vereador reforçou ainda que a Casa Legislativa não é subserviente à prefeita. “Dizer que o Legislativo não está de joelhos para a prefeita e que nós exigimos respeito às mulheres dessa Casa”, criticou.

A mesa eleita tem além de Herminio, o vereador Tenente Muniz como vice-presidente, Ricardo Babão como primeiro secretário, e Nelson de Vivi como segundo secretário.

Confira a entrevista na íntegra: 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também