Um homem foi preso na manhã desta quarta-feira (21) em Feira de Santana, no âmbito da Operação El Patrón. Ele estava foragido desde a primeira fase da operação, deflagrada em 7 de dezembro do ano passado, suspeito de ser um dos operadores financeiros da organização criminosa liderada pelo deputado estadual Binho Galinha (PRD).
A prisão foi realizada por agentes da Polícia Federal, com apoio da Força-Tarefa de Segurança Pública da Bahia (Force/SSP-BA), da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado (MP-BA).
Segundo a Polícia Federal, ele teria utilizado sua própria conta bancária para receber grandes somas de dinheiro transferidas por outros membros do grupo, numa tentativa de disfarçar a origem ilícita dos valores e distanciá-los das atividades criminosas.
A Operação El Patrón investiga uma organização criminosa especializada na lavagem de dinheiro proveniente de atividades ilegais, como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada, além de supostas conexões com milicianos. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana/BA.
Durante a prisão, os policiais apreenderam um celular em posse do investigado, que será submetido a perícia para verificar possíveis evidências relacionadas aos crimes investigados.