Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

STJ decide que Robinho deve cumprir pena no Brasil; veja placar

Random image

O julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ) já atingiu, nesta quarta-feira (20/3), a maioria dos votos necessária para que Robinho cumpra a pena no Brasil. O ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo na Itália.

Até às 18h10, 10 ministros haviam votado. Confira:

Votação dos ministros

SIM: 9
NÃO: 1

— Francisco Falcão votou ‘sim’. O relator argumentou que a sentença de Robinho se encaixa nos critérios para a homologação da pena no Brasil. Por isso, pediu urgência na prisão.

Além disso, o relator do caso disse que não é possível fazer um novo julgamento no Brasil (pedido da defesa), já que o processo de Robinho correu da forma correta na Itália.

— Raul Araújo votou ‘não’. O ministro argumenta contra a homologação da pena por entender que ela não se aplica ao caso de Robinho.

O ministro diz que, se o brasileiro nato, de acordo com a constituição, não pode ser extraditado, também não pode ser forçado a cumprir a pena no país.

— Humberto Martins votou ‘sim’. Ele concordou com todos os pontos do relator.

“Só assim poderemos avançar na erradicação da violência contra as mulheres do Brasil e do mundo. As mulheres devem ser respeitadas”, disse.

— Herman Benjamin votou ‘sim’. Ele diz que não dá para comparar a extradição de um brasileiro com a homologação da pena no país.

O ministro cita a reciprocidade que o Brasil tem com a Itália neste tipo de situação. Por isso, entende que deve ser respeitado o tratado de cooperação penal entre os dois países.

— Luís Felipe Salomão votou ‘sim’. Ele argumenta que a lei brasileira não permite o “duplo julgamento” e, por isso, Robinho não poderia ser julgado novamente no Brasil.

— Mauro Campbell Marques votou ‘sim’. Ele citou casos em que o STJ já concordou com homologação da pena de brasileiros punidos no exterior.

“O Brasil não pode ser refúgio para criminosos”, argumentou o ministro.

— Isabel Gallotti votou ‘sim.

A ministra discorda do argumento de que o Brasil não poderia aceitar a pena, já que a justiça italiana fez interceptações telefônicas sem autorização. A ministra diz que outras provas contra Robinho devem ser consideradas.

— Sebastião Reis votou ‘sim’

As sustentações orais

— Carlos Nicodemos, advogado da UBM (União Brasileira de Mulheres), defendeu a homologação da pena: “É importante ressaltar que o estupro no Brasil consiste em um dos problemas mais graves sociais e humanitários”.

— Advogado de defesa de Robinho, José Eduardo Rangel De Alckmin, diz que o caso deve ser julgado novamente no Brasil.

“Isto não representa de forma alguma impunidade. Ele terá direito, como qualquer brasileiro, a responder na Justiça Brasileira pelos atos imputados”, disse a defesa.

— Representante da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim), o advogado Marcio Guedes, se manifestou contra a homologação da pena no Brasil.

— Já o MPF, representado por Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz Filho, defendeu que Robinho cumpra a pena no país.

O procurador do MPF ainda relembrou as interceptações telefônicas feitas pela justiça italiana, em que Robinho chega a debochar da denúncia de estupro


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também