Em entrevista recente à emissora Band Bahia, o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista Waldenor Pereira (PT), além de comentar sobre debates atuais do Congresso Federal, falou também sobre cenário político para o pleito à Prefeitura Municipal que acontecerá no próximo ano. Apesar de reconhecer que será uma disputa difícil, o pré-candidato avaliou que o cenário é favorável, destacando que tem o apoio do presidente Lula e do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, ambos do PT.
Waldenor informou que está dialogando com os partidos que compõe a base do governo Jerônimo e pretende formar uma ampla frente partidária para as eleições 2024. “Trata-se de uma base grande. Temos a expectativa de forma uma frente com 7 a 10 partidos. Estamos esperançosos de compor uma chapa majoritária e também as proporcionais em condições de fazer a disputa”, disse. “Será uma disputa difícil. Temos muito respeito aos nossos adversários, todavia o ambiente é muito favorável”, completou.
Time de Lula – O deputado destacou que tem o apoio do atual presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva (PT). “Eu sou o pré-candidato do time de lula, do ex governador Jacques Wagner, do ex governador Rui Costa, do governador Jerônimo Rodrigues. Já os nossos adversários apoiaram outras candidaturas, outros projetos políticos. Essa disputa de projeto político vai acontecer naturalmente no debate da campanha”, pontuou.
Pré-candidatura de Lúcia Rocha – O pré-candidato foi questionado também sobre as negociações com o Movimento Democrático Brasil (MDB), partido do vice-governador Geraldo Júnior e da vereadora Lúcia Rocha. No início do ano, considerava-se como provável aliança PT e MDB com a dobradinha Waldenor e Lúcia Rocha como candiata vice-prefeita, fórmula que deu certo a nível estadual com Jerônimo e Geraldo Júnior. No entanto, o presidente de honra do MDB, Lúcio Viera Lima, tem sido incisivo para concretizar que Lúcia, hoje pré-candidata a prefeita, encabece a chapa majoritária. Sobre este cenário, Waldenor avaliou como natural que os partidos apresentem pré-candidatura. “Faz parte do jogo da política”
Avaliação negativa do Governo Sheila Lemos – Waldenor frisou que sua avaliação sobre a gestão da prefeita Sheila Lemos é também da população. “Dispomos de pesquisas e sondagens e, infelizmente, a avaliação do governo é negativa”, afirmou. “A nossa cidade está convivendo com a precariedade quanto aos serviços públicos. Na saúde, por exemplo, é comum a reclamação da população sobre a falta de profissionais nos postos de saúde, insuficiência de medicamentos, a estrutura física dos postos também está sendo muito criticada; na educação tem muitas críticas dos professores, principalmente da relação da gestão com a categoria, que inclusive está em greve; está maltratada a infraestrutura da cidade. Sabemos que a cidade foi vítima das fortes chuvas, mas a administração municipal não foi capaz com eficiência de recuperar as estruturas”, elencou. “E por isso a cidade tá reclamando de mais, a auto-estima do povo está baixa, a rejeição da administração da prefeita tem aumentado progressivamente”, completou.