Com articulação do deputado federal Jorge Solla (PT-BA) o ministro da Educação, Camilo Santana, irá se reunir na próxima quarta-feira (26) com o diretor do Instituto Multidisciplinar de Saúde da Universidade Federal da Bahia, Márcio Vasconcelos Oliveira, e com o reitor Paulo Miguez, para tratarem da criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia.
Este é um pleito debatido pela comunidade acadêmica há mais de dez anos e surge com a proposta de criar a universidade a partir do desmembramento do campus hoje ocupado pela UFBA na cidade de Vitória da Conquista, no campus Anísio Teixeira.
O projeto já foi elaborado em 2014, mas desde então seguiu travado pelos governos anteriores. O processo precisa voltar a ser apreciado pela Casa Civil para ser transformado em projeto de lei e possa ser apreciado pelo Congresso Nacional.
A criação da Universidade do Sudoeste da Bahia vai contemplar cerca de 100 municípios e mudar a vida de até 2,5 milhões de pessoas que moram na região.
“A região tem uma demanda grande de pessoas para estudar nas universidades. Esta é uma luta antiga, mas que agora com o governo Lula temos a chance de dialogar e tentar fazer sair do papel. Seria uma medida muito importante para garantir mais investimento na área e abertura de novos cursos para atender cidades que ficam distantes da capital e de outras universidades públicas do estado”, analisou o parlamentar.