Em entrevista ao programa Redação Brasil, da Brasil FM, o vice presidente do Sindicato dos Servidores Públicos (Sinserv), Zé Marques, falou sobre o processo de criação da guarda municipal de Vitória da Conquista. De acordo com Zé Marques, a princípio um dirigente sindical do Sinserv participaria do processo, no entanto, posteriormente, o sindicato foi excluído da criação da Guarda Municipal.
Por conta desta exclusão os critérios utilizados não foram cumpridos corretamente. Marques afirma que alguns servidores escolhidos não estavam aptos para fazer parte de uma equipe de segurança. ”Nós avisamos que alguns servidores não tinham condições de carregar uma arma na cintura”, explica o vice presidente.
O resultado dessa má organização da comissão que definiu os profissionais que participariam da Guarda Municipal foi que, dos 328 servidores convocados, mais de 50% foram reprovados no psicoteste. ”Se tivessem nos procurado, nós mesmo diretores teríamos acompanhado os servidores”, reclama Zé Marques.
Os profissionais que estão filiados ao sindicato e que não foram aprovados no teste para guarda municipal podem procurar o Sinserv para que seja feita a defesa dos servidores. ”Estamos aqui para defender o servidor municipal, doa a quem doer”, garante o vice presidente da organização sindical.