Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Sinal de alerta: Ocupação de leitos de UTI do Hospital de Base chega a 90%

Random image

Em entrevista ao Programa Conquista de Todos, no final da tarde desta quarta-feira(15), o diretor do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), Dr. Geovanni Moreno, falou sobre o aumento de número de casos do coronavírus na região sudoeste nas últimas semana, e consequentemente o aumento da ocupação de leitos da UTI da unidade. Segundo diretor, apesar do Hospital ter recebido mais 10 leitos de terapia intensiva no último domingo, a ocupação das UTIs já atingiu a marca de 90%.

Além de Vitória da Conquista, o HGVC ou Hospital de Base, como é conhecido, atende os pacientes de toda a região sudoeste. Geovanni frisou que a taxa de 90% é um sinal de alerta, pois o preconizado para manter a estabilidade do sistema de saúde é 70%. “Acima de 70% o sistema corre perigo”, disse.

O diretor do Hospital considera que o aumento do número de casos graves que necessitam de UTI aconteceu por conta do aumento de casos em municípios pequenos da região. “Estamos acompanhando em todo o país a interiorização da doença”, pontuou. ” Na nossa região houve, nas últimas semanas, o aumento de número de casos do Covid-19 em pequenos municípios. Com o maior número, vai ter aumento também de pacientes em estado grave”, esclarece.

Apesar de considerar importante o investimento para ampliação dos leitos de UTIs, Giovanni reforça que a melhor forma de reverter esses números é a prevenção. “Vejo muita gente preocupado, achando que apenas o aumento de UTI vai resolver o problema, mas é preciso cortar o mau pela raiz, frisa. “A melhorar as taxas de ocupação, a forma mais indicada é a diminuição da taxa de transmissão e isso vai acontecer com o isolamento social, com as recomendações de higienização. A outra forma é ampliar as UTIs. As UTIs servem para salvar as vidas, mas não atua na prevenção”, reforça.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também