Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Simmp realiza reunião nesta quinta (20) para discutir portaria da Prefeitura que determina exoneração de servidores aposentados. “Deve ser de forma respeitosa”, diz vice-presidente

A portaria publicada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, na última quinta-feira (13), anunciando que os servidores municipais aposentados não poderão mais continuar em seus cargos, foi recebida com preocupação pelo  Sindicato do Magistério Municipal de Vitória da Conquista (Simmp).

O sindicato representa os professores municipais e vai realizar uma reunião nesta quinta-feira (19), para discutir alternativas para essa situação. O encontro vai acontecer às 17h, no auditório do Colégio Estadual Navarro de Brito, no bairro Brasil.

Em entrevista ao Blog do Sena, nesta quarta-feira (19), a vice-presidente do Simmp, Greissy Leoncio, contou que os servidores aposentados estão apreensivos com a possível exoneração e afirmou que o sindicato está acompanhado de perto da situação.

“Nós do sindicato recebemos com muita apreensão essa notícia porque nos preocupamos com os servidores que se encontram nessa situação, que se aposentaram antes da emenda 103 de 2019 e permaneceram no cargo. Recebemos muitas ligações, fomos procurados pelos servidores muitos angustiados a respeito dessa situação. Com medo, com receio de serem demitidos a qualquer hora, serem exonerados do cargo”, disse Leoncio.

De acordo com a vice-presidente, o sindicato também espera conversar com a Prefeitura para dialogar sobre possíveis alternativas. Um ofício para as secretarias de Gestão e Inovação e Educação já foi encaminhado.“ Nós esperamos que a secretaria de Gestão e Inovação juntamente com a secretaria de Educação se reúnam conosco, já fizemos ofício solicitando essa reunião para esclarecermos como se dirá esse processo de exoneração desses servidores”, destacou.

Para o sindicato, o processo deve ser realizado de forma humanizada e com cuidado ao servidor. Por isso, vai indicar algumas sugestões para à Prefeitura para que ocorra da forma menos danosa possível. “A creditamos que o processo deve ser de forma humanitária, respeitando a dignidade dessas pessoas, considerando que essas pessoas prestaram serviço ao município durante muito tempo e que precisam ser respeitadas. Esse processo precisa ser um processo menos danoso para esses profissionais e nós vamos fazer algumas propostas de redução de danos para que os servidores sejam nesse momento respeitados, tratados com dignidade”, explicou Leoncio.

Segundo a vice-presidente, o sindicato já havia ouvido “burburinhos” de que a Prefeitura iria realizar a exoneração dos servidores aposentados. Por isso, a diretoria estudou sobre o assunto para que alternativas fossem apresentadas à gestão municipal visando um processo mais tranquilo.

“Desde o ano passado que a gente tem ouvido alguns rumores a respeito dessa possibilidade de exoneração desses profissionais. Nós sabemos que há um precedente na legislação e por conta disso nós já havíamos estudando possibilidades de redução de danos quando esse momento chegasse. E são essas possibilidades que nós vamos tratar com a gestão municipal”, finalizou.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também