Nesta quarta-feira (06), o Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP) passou a circular um comunicado direcionado à população conquistense. No texto, eles alertam que foi um deboche e desrespeito o convite da Prefeita Sheila Lemos (UB) para que a categoria participe da solenidade de sanção do Projeto de Lei 18/2023 que trata do reajuste salarial dos servidores municipais. A sanção da Lei aconteceu na tarde desta quarta-feira.
De acordo com a nota do SIMMP, a Lei sancionada reduz o plano de carreira docente em 6%, ignorando as reivindicações do sindicato e da base docente. “A prefeita Sheila Lemos debocha dos professores ao convidá-los para essa solenidade”, diz o texto.
De autoria do Executivo Municipal e aprovada pela Câmara Municipal, a lei prevê o reajuste para todas as categorias de servidores municipais em um única proposta. Para os professores, a Prefeita propôs o pagamento do Piso Nacional do Magistério de 14,95% apenas para os professores de nível 1. Para os de nível 2, o reajuste proposto é de 8,64%. Já em relação ao pagamento dos interstícios, que se referem ao Plano de Carreira do Professor, a proposta é reduzir de 8% para 3%. “Os professores têm direitos estabelecidos em lei, mas a prefeita insiste em agir na ilegalidade, com o apoio dos vereadores da câmara municipal, que votaram a favor de um reajuste salarial abaixo do que determina a Lei do Piso Nacional do Magistério e também da redução no percentual do plano de carreira docente”, disparou o SIMMP em nota.
Neste comunicado à população conquistense, o SIMMP afirma que continuará lutando para que a prefeita cumpra a lei e valorize o professor: “Unidos, podemos garantir justiça para nossos educadores”.