A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), está sendo cogitada para ocupar uma das vagas ao Senado na chapa de oposição liderada pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2026. A informação foi divulgada pelo site Bahia Notícias, que revelou a movimentação nos bastidores políticos.
A oposição segue articulando sua chapa majoritária para enfrentar o grupo governista, que já tem nomes consolidados, como os ex-governadores Jaques Wagner (PT) e Rui Costa (PT). Com isso, aliados de ACM Neto têm mencionado Sheila Lemos como um nome estratégico, por sua força política no Sudoeste da Bahia e também pela necessidade de garantir representatividade feminina na composição. Segundo a apuração do Bahia Notícias, a intenção seria que a prefeita ocupasse uma das duas vagas ao Senado.
O próprio ACM Neto já admitiu publicamente que considera Sheila uma peça importante para 2026. “Eu não tenho dúvida que sim [tem chance]. Pelas qualidades dela, pela liderança que construiu, pelo peso político de Vitória da Conquista e por representar a força e a competência da mulher na política. No entanto, é preciso ter cautela, por existir uma expectativa de que ela governe a cidade até o fim do mandato”, afirmou o ex-prefeito de Salvador.