As experiências de um município gerido por uma mulher e os desafios enfrentados pelas mulheres em espaços de poder foram levados à Câmara Municipal de Itapetinga, na manhã desta terça-feira (25), pela prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, que participou da Sessão Especial com o tema “Mulheres Empoderadas”.
Além da homenagem às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, o evento teve como objetivos sensibilizar a população sobre igualdade de direitos, fomentar o debate sobre medidas que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, reconhecer e valorizar as conquistas de mulheres que se destacam como exemplo pelo trabalho realizado nos municípios da Região Sudoeste.
A sessão foi presidida pelo vereador Anderson da Nova e contou com a presença de diversas mulheres referências de empoderamento, que compartilharam suas trajetórias inspiradoras.
Em seu discurso, a prefeita Sheila Lemos enfatizou a importância da participação feminina em papéis de liderança na sociedade. “É dever nosso, de quem está na política, fazer dessa área um lugar mais convidativo para a participação das mulheres. A nossa gestão trabalha para que Vitória da Conquista seja cada vez mais uma cidade melhor para se nascer mulher e garantir que todas nós, mulheres, tenhamos nosso espaço”, declarou a prefeita.
Após as falas, Sheila Lemos e outras mulheres presentes foram homenageadas, entre elas, a primeira-dama, Zezé Hagge, a promotora de Justiça, Solange Anatólio, a prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares, a vereadora de Salvador, Marcelle Moraes, a presidente do partido União Brasil Mulher de Itapetinga, Mara Rúbia, a pastora da Igreja Quadrangular, Josecelia de Abreu e a catadora de materiais recicláveis, Marilene Correia. A cerimônia também contou com a presença do prefeito de Itapetinga, Eduardo Hagge.
A sessão foi requerida pelo vereador Pastor Jean Doriel (PL), e organizada pela Câmara Municipal e pela União de Mulheres de Itapetinga (UMI).