Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Sheila Lemos destaca telemedicina, obras e responde críticas sobre saúde em entrevista sobre balanço dos 100 dias de governo

Random image

A prefeita Sheila Lemos (União Brasil) destacou os avanços nas áreas da saúde, infraestrutura e urbanismo durante entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste, nesta quinta-feira (24). Em meio aos primeiros 100 dias de seu segundo mandato, a gestora tem intensificado a presença na imprensa local para prestar contas à população e esclarecer críticas, dúvidas, especialmente na área da saúde pública.

Entre os principais destaques da entrevista está a implantação do Facilita Conquista e do novo sistema de telemedicina no município. “No ano passado, nós implementamos o Facilita Conquista, que é um espaço onde todo o atendimento de saúde é feito em um único local”, afirmou Sheila. A centralização dos serviços, segundo a prefeita, buscou facilitar a vida da população ao reunir marcação de exames, atendimento e farmácia em um só endereço.

Para suprir a carência de médicos especialistas, a prefeita anunciou a chegada da Telemed Conquista. Segundo ela, O Telemed Conquista, que já está em funcionamento, visa ampliar o acesso da população a consultas com médicos especialistas, reduzir o tempo de espera por atendimento e facilitar o cuidado à saúde, especialmente para os moradores da Zona Rural e localidades mais distantes.

“Agora, nos 100 dias de governo, nós implementamos a Telemed Conquista, que serão para esses exames com especialistas. Podemos ter até 80 especialistas nessa modalidade, mas vamos iniciar com um piloto de 22 especialidades médicas”, explicou. Cardiologia, neurologia, ginecologia e urologia estão entre as áreas que passarão a contar com atendimento remoto.

Sheila também garantiu estrutura para atender pessoas que não têm acesso à tecnologia em casa. “Criamos também um espaço lá no CEMAE (Centro Municipal de Apoio Educacional) que tem todos esses equipamentos e uma pessoa habilitada para ajudar esse usuário a fazer a telemedicina. Nós vamos iniciar com mil usuários e assim vamos ampliando essas ofertas”, afirmou.

Uma das grandes críticas que o governo vem recebendo é em relação ao Hospital Municipal Esaú Matos. Muitos questionamentos de pacientes e até polêmicas ganharam destaque neste ano. Sobre o assunto, a prefeita voltou a alertar para a sobrecarga da unidade, que atende centenas de municípios sem contrapartida financeira, segundo ela.

“O Esaú Matos foi criado para ser um hospital municipal, de atendimento materno-infantil. Hoje o Esaú atende mais de 200 municípios da Bahia, índices do Norte de Minas Gerais e cidades de todo o país”, ressaltou. Segundo ela, o hospital realiza o segundo maior número de partos da Bahia, perdendo apenas para Salvador.

A situação do Esaú Matos foi tema da reunião com o governador Jerônimo Rodrigues, ocorrida na última terça-feira (22), em Salvador. Sheila revelou que o governador sugeriu a construção de uma nova maternidade na cidade. “ O Hospital Esaú tem que ser visto como um Hospital Regional e não só do muniícipio de Vitória da Conquista porque mais da metade dos partos, que acontecem no Esaú, normais e de alta complecidade são de outras cidades. Então,, ele tem uma característica de Hospital Regional. Então, o governador se sensibilizou com os números que foram apresentados, inclusive ele deu a sugestão de talvez se fazer até um novo hospital, um novo Esaú Matos (…). Ele sugeriu que nós fizessemos um estudo, eviasse para o governo federal, ele  vai tratar pessoalmente com o governo federal para se fazer uma nova maternidade em Vitória da Conquista”, relatou.

Em relação a obras e infraestrutura, Sheila atualizou o andamento da revitalização da Lagoa das Bateias e da Avenida Brumado. As obras nos locais ainda não foram retomadas. “A revitalização está sendo feita com recursos próprios. A primeira etapa nós conseguimos os recursos e fizemos. Tem a segunda e a terceira etapa. A segunda será a Vila Gourmet (…) A terceira etapa é a Vila da Família, o Espaço Família. Tudo isso ainda está dependendo de recursos próprios”, explicou.

Sobre a Avenida Brumado, ela afirmou: “Estamos já com 80% das obras do Finiza concluídas. Logo, logo nós vamos retomar a Avenida Brumado. Está demorando porque vamos precisar fechar o canal da Avenida Brumado. Aquele canal que é aberto será fechado. Estamos comprando toda a tubulação. Assim que a tubulação chegar, voltam as obras”.

A prefeita também destacou equipamentos de saúde em construção, como a UBS Reis Pacheco, o Centro da Criança e do Adolescente e postos de saúde nos bairros Patagônia e Ibirapuera. “Patagônia já vamos entregar e logo, logo Ibirapuera também”, disse.

Confira a entrevista na íntegra:


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também