Na falta de festejos na rua esse ano por conta da pandemia, o Dois de Julho – data da independência da Bahia – foi comemorado em alto estilo pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), que promoveram um debate de historiadores sobre esse marco histórico. Os parlamentares receberam no seu 15º Seminário Virtual os professores doutores Franklin Oliveira Jr. e Argemiro Ribeiro Souza Filho para falar sobre “As Lutas na Bahia pela Independência do Brasil”.
Com a sala virtual repleta de convidados de mais de 40 municípios, professores e estudantes, o seminário também foi transmitido pelas redes sociais de Waldenor e Zé Raimundo, quando todos puderam acompanhar uma verdadeira aula de história. Os historiadores até consideraram o momento como uma oportunidade de se “revisar” esse período tão marcante na história brasileira e baiana.
Sob a coordenação de Elton Becker, outro doutor em História e também coordenador do Centro Cultural Camillo de Jesus, em Vitória da Conquista, não faltaram vídeos, poemas e o Hino ao 2 de Julho na noite de homenagem à principal data cívica da Bahia. Zé Raimundo e Waldenor não escondiam a satisfação de receber os colegas, eles que também são professores universitários.Zé Raimundo é igualmente doutor em História e aproveitou para chamar atenção sobre a necessidade de se iniciar o mais breve possível a movimentação para celebrar, dentro de três anos, o Bicentenário do Dois de Julho. O parlamentar inclusive apresentou Indicação nesse sentido ao governador do estado e instituições públicas.