Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Sem regularização, serviço de “mototáxi ” chega a Vitória da Conquista

Random image

A Uber lançou nesta segunda-feira (7) viagens com o Uber Moto,  em Vitória da Conquista. Segundo a empresa, com a chegada da nova nova modalidade os usuários do app poderão se deslocar de motocicleta por um preço menor do que o do UberX.

Outra empresa de transporte urbano privado, a Maxim, viagens e entregas, também iniciou o serviço de viagens com transporte de pessoas com moto. 

A prática é bastante antiga em algumas cidades da Bahia, mas ainda não havia sido liberada em Vitória da Conquista.  Recentemente, o serviço de mototáxi, chegou a ser solicitado em 2019,  ainda na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, mas não teve a autorização do gestor. Nessa época, por meio de aplicativos, alguns profissionais começaram a realizar o serviço, mas Herzem solicitou que houvesse fiscalização e até apreensão das motocicletas. 

Além de Herzem Gusmão, o ex-prefeito Guilherme Menezes (PT) também não autorizou o serviço de mototáxi em Conquista, durante a sua gestão. Agora, a pauta deve ser mais uma dor de cabeça para a prefeita Sheila Lemos (DEM), já que outras demandas do transporte no município, como a falta de regularização das vans e do serviço de transporte alternativo, a exemplos da Uber, 99 Pop e Maxim, e a licitação do transporte público ainda não foram resolvidas. 

Assim como em diversas cidades brasileiras, a relação entre motorista e motociclista não é harmoniosa em Vitória da Conquista. Vários acidentes graves com motociclistas foram registrados nos últimos anos. A chegada do serviço de “mototáxi” na cidade, ascende um debate, que é nacional, sobre a segurança dos motociclistas e passageiros. 

No Brasil, o mototáxi foi regulamentado como transporte em 2010 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que reservou à administração municipal a tarefa de regular e fiscalizar o serviço. Mas, em Vitória da Conquista ainda não existe um decreto com diretrizes ou regulamentação por parte do Governo Municipal.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também