Mais uma vez a saúde pública de Vitória da Conquista é alvo de reclamações dos pacientes. Quem procurou a unidade do Facilita Saúde, na Praça Vitor Brito, na manhã desta segunda-feira (15), foi surpreendido pela suspensão na emissão de passagens para pacientes que fazem o chamado Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Sem qualquer justificativa, os pacientes foram orientados a procurar o atendimento novamente nesta terça-feira (16), para saber se a emissão foi regularizada. Um dos pacientes relatou ao Blog do Sena que tem quimioterapia marcada, mas não está fazendo o tratamento pela falta de passagens.
Outros usuários podem perder a consulta marcada há meses e atrasar ainda mais a continuidade do tratamento de que precisam, incluindo cirurgias. “Tem mais de um ano que eu espero essas consultas para tentar operar, quando as coisas parecem que vão andar, acontece isso. É uma frustração para quem precisa recorrer à rede pública”, afirmou um dos pacientes que não conseguiu a passagem.
Como a maior parte dos usuários precisam viajar para Salvador, os custos de passagem são altos, inviabilizando as consultas e tratamentos. Até o momento, a Prefeitura ainda não se manifestou sobre o assunto e também não apresentou uma justificativa para a suspensão.