Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Sem manutenção, placa em homenagem a J. Pedral está se deteriorando

Foto: Blog do Sena

Ferrugem e sujeira revelam a sombra do descaso e falta de manutenção da placa de inauguração da Avenida Perimetral em homenagem a J. Pedral, em Vitória da Conquista. A via interliga a Avenida Juracy Magalhães à Avenida Olívia Flores, unindo as duas regiões e representando um marco na mobilidade urbana da cidade.

Como o Blog do Sena constatou nesta segunda-feira (7), quem passa por ali percebe o abandono do monumento que está se deteriorando. A Avenida J. Pedral foi inaugurada no dia 14 de julho de 2018, pelo então prefeito Herzem Gusmão. De lá pra cá, não houve nenhuma manutenção no monumento.

Homenagem – A Avenida foi batizada em homenagem ao ex-prefeito de Vitória da Conquista, José Pedral Sampaio, por três mandatos.

No início de maio de 1964, militares da 6ª Região chegaram a Conquista para efetuar prisões de pessoas apontadas como comunistas e inimigas do golpe. Um ônibus foi estacionado na Praça Barão do Rio Branco para transportar os presos até Salvador. Foram detidas figuras importantes na época, entre elas, o então prefeito José Pedral Sampaio.

Pedral foi um dos prefeitos do Brasil que perderam o mandato naquele período. Ele teve os direitos políticos suspensos. Foram quase 20 anos nos bastidores da política. Com a anistia, ele voltou à cena em 1982 numa das eleições mais disputadas da história da cidade.

Como político e engenheiro civil, Pedral construiu o predio do Colégio Sacramentinas, a casa onde funciona o Procon, em formato de piano. E outras obras importantes como o Terminal da Lauro de Freitas, a Central de Abastecimento, Avenida Rosa Cruz. Foi Pedral também que transferiu a prefeitura para o prédio atual, modernizou a Praça Barão do Rio Branco, além de transformar o antigo Jardim das Borboletas na Praça Tancredo Neves.

Em 2013, a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista devolveu a Pedral Sampaio, de forma simbólica, o mandato de prefeito, cassado em 1964. Pedral casou-se pela primeira vez com Lícia Pedral. Depois de viúvo, casou-se com Zica Pedral. Pedral sampaio não teve filhos biológicos.

José Pedral Sampaio morreu no dia 16 de setembro de 2014, vítima de câncer. Ele tinha 89 anos.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também