No valor de R$ 360 mil e por Inexigibilidade de Licitação, a Prefeitura de Vitória da Conquista contratou mais uma empresa de Salvador para prestar serviços de consultoria. Segundo o diário oficial do município, a Verba Legis Publicações e Consultoria Limitada atuará na assessoria da área tributária.
A contratação da Verba Legis foi solicitada pela Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária – SEFIN, tendo por ordenador de despesa o Secretário Jonas Sala. A Sefin usa como justificativa a necessidade de modernização do setor público, no sentido de torná-lo mais eficiente e rápido no processamento e análise de informação.
Exportação de recursos – As contantes contrações de consultorias tem sido alvo de críticas, principalmente da bancada de vereadores de oposição ao prefeito Herzem Gusmão (MDB). São questionados os valores exorbitantes pagos à empresas, em sua grande maioria de Salvador e até mesmo de outros Estados, para executar funções que são de responsabilidade do próprio secretariado do prefeito. O recurso público utilizado para o pagamento destas empresas poderiam ser aplicados em investimentos em áreas como a educação, saúde e mobilidade urbana de Conquista.
Além dos gastos de consultoria, o Governo Herzem também é criticado pelo número excessivo de cargos comissionados na prefeitura e os altos salários pagos a estes, em detrimento dos funcionários públicos municipais concursados, que não tiveram reajuste salarial neste ano de 2019.