O Campo do Moita, no bairro Morada dos Pássaros II, é bastante utilizado pelos desportistas de Vitória da Conquista. Jogos de futebol e campeonatos são realizados com frequência no local. O local é um espaço de lazer, esporte e entretenimento para os moradores de localidades e bairros próximos. Atualmente, são os próprios moradores e comerciantes que cuidam, limpam e fazem a manutenção do campo.

No entanto, os moradores reclamam da falta de atenção da Prefeitura de Vitória da Conquista com o local. Isso porque o campo não tem iluminação pública e os próprios moradores fizeram a instalação de postes e utilizam a energia elétrica de uma casa que fica próximo do campo.

A situação foi duramente criticada pelo vereador Valdemir Dias (PT). Durante o seu pronunciamento na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, nesta quarta-feira (25), o líder da Bancada de Oposição cobrou a execução das emendas impositivas apresentadas pelos vereadores.
Segundo o vereador, duas emendas foram destinadas para a iluminação e construção do alambrado do campo, mas a Prefeitura não executou. “Não executou. Por fim, os moradores, e eu ajudei, colocou os postes, colocou refletores, eu solicitei solicitei ao Secretário de Serviços Públicos que pelo menos fizesse a ligação, que a Coelba assumisse a ligação dos refletores, e não foi feito”, disse Dias.

O Vereador citou o artigo 128, parágrafo 9, da Lei Orgânica do Município para ressaltar que as emendas impositivas estão previstas em lei. Ele frisou uma emenda na lei, de 2016, que garante essa ferramenta aos parlamentares, mas não vem sendo cumprida pela Prefeitura Municipal desde a gestão passada.

Para Valdemir, o comportamento da prefeitura é um “total desrespeito a essa Casa legislativa”. O parlamentar frisou que as emendas são para atender a demandas da própria população em áreas como educação, saúde e infraestrutura. Ele interpelou os colegas: “pra quê estamos fazendo emendas impositivas no orçamento do município se não estão sendo cumpridas?”, questionou.