Situações de irrgularidades no trânsito são registradas diariamente em Vitória da Conquista. Um dos graves problemas é que muitos motoristas estão estacionando em locais proibidos. Sem a fiscalização necessária, o problema vem se repetindo diariamente.
O leitor do Blog do Sena, denunciou nesta quarta-feira (31), que motoristas estão estacionando seus veículos em cima da calçada do Supermecardo Rondeli, na Avenida Brasil. A calçada fica localizada na lateral do supermercado e muitos clientes, ao irem realizar as compras, estão deixando os carros estacionados em cima do “passeio”.
Nas fotos, registradas pelo leitor, é possível ver a grande quantidade de veículos estacionados de forma irregular na calçada. Sem regulamento e fiscalização por parte dos órgãos de trânsito, a situação está se tornando rotina e acaba interferindo na mobilidade urbana. Os pedestres, por exemplo, que tem o direito de andar pelas calçadas, acabam tendo que andar na pista já que encontram os carros estacionados em cima das calçadas como obstáculos.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa estacionar na calçada é considerada uma infração de trânsito.Ou seja, é proibido estacionar na calçada, uma vez que essas áreas são exclusivas para o fluxo de pedestres. Entende-se que parar um veículo nesse local pode complicar a circulação de pessoas e causar acidentes.
O motorista, ao desrespeitar essa determinação, pode receber multas e ter pontos adicionados em sua Carteira Nacional de Habilitação, o que pode gerar uma suspensão no direito de dirigir. Uma das penalidades é aplicação de um multa no valor de R$196,23.
Além disso, podem ser aplicados cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Uma vez que 30 pontos são atingidos, o motorista perde o direito de conduzir veículos motorizados. Por fim, em casos mais complicados e que estejam gerando transtornos no fluxo de pedestres, pode ocorrer o guinchamento do carro ou da moto. No entando, a lei só é aplicada quando há fiscalização.