Após a repercussão de dados divulgados na Imprensa sobre os números da insegurança alimentar no município, o gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Michael Farias, esclarece que em nenhum momento a Semdes informou que existam em Vitória da Conquista quase 100 mil pessoas passando fome.
Segundo Michael Farias, embora no município existam 39.942 famílias em situação de extrema pobreza, o que corresponde a 98.268 pessoas, e essas famílias, por sua condição socioeconômica, serem as mais prováveis de estar vivenciando insegurança alimentar, não se pode afirmar, no entanto, que essas pessoas estejam passando fome.
O dado real e concreto, de acordo com a Semdes, é que entre janeiro e maio de 2022 foram identificadas 351 famílias em situação de insegurança alimentar nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) que, por estarem localizados nas áreas de maior vulnerabilidade social do município, têm como um de seus públicos prioritários famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, incluindo pessoas em situação de insegurança alimentar.
“A situação é, realmente preocupante e estamos atuando nas áreas onde há maior vulnerabilidade social, com o objetivo de atender essas famílias com mais fragilidade”, informa Michael Farias. Ele esclarece que “o fato de uma pessoa estar em extrema pobreza pode incidir em uma situação de insegurança alimentar, mas é necessário ressaltar que a insegurança alimentar tem graus: às vezes a pessoa está em um contexto de insegurança mas tem uma rede de apoio – parentes próximos, etc – que a ajuda, colabora para mitigar o problema”, conclui.
No município de Vitória da Conquista 33.446 famílias neste perfil recebem Auxílio Brasil com valor mínimo de R$ 400,00 por mês. De janeiro a junho de 2022, 14.353 novas famílias passaram a receber o benefício.
Para atendimento à população em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Vitória da Conquista busca frequente articulação com os entes federados para captação de recursos para atendimento. E de janeiro a junho de 2022, 3.455 cestas básicas foram entregues a famílias da zona urbana e rural do município provenientes de articulação com o Governo Federal.