Na última semana, a Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou que os dois últimos lotes de testes rápidos para a covid-19 adquiridos pelo município apresentaram falhas e inconsistências. Diante disso, a Secretaria de Saúde decidiu recolher esses testes das unidades de atenção básica e a empresa responsável pelo seu fornecimento se comprometeu a substituí-los.
Dos 10 mil testes que haviam sido adquiridos nesses dois lotes, 1500 já haviam sido utilizados, de acordo com a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira. Em entrevista concedida ao programa Redação Mega nesta quarta-feira, 29, ela disse que os pacientes nos quais esses testes foram aplicados precisarão refazer o diagnóstico, para confirmar se eles foram ou não de fato contaminados pelo novo coronavírus.
“Já está bem claro que iremos precisar fazer uma avaliação dos nossos números. Sendo assim, pode haver uma alteração em nossos boletins nos próximos dias”, afirmou Ramona. Ainda segundo a secretária, o lote de reposição dos testes já está sendo encaminhado pela empresa responsável, a Comercial e Suprimentos Ribeiro Ltda, e logo eles passarão a ser aplicados na cidade.
Durante a entrevista, ela também destacou o papel do Call Center no controle da pandemia. Além de ser transferido de local, ele será ampliado. “No início, poucas pessoas procuravam o call center, mas com o passar do tempo, entendemos que precisávamos reforçá-lo e aumentar o número de linhas, tanto que o estamos transferindo para o polo de educação, para uma sala mais ampla, onde teremos cinco linhas a mais para atender a população”.