A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), está realizando mais uma etapa da Operação Tapa-Buraco em vias de passagem de ônibus. Nesta quarta-feira (19), a equipe estava trabalhando no bairro Brasil.
Em entrevista ao Blog do Sena, o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, explicou que a operação está sendo intensifica visando o período da chuva, que comumente atinge a cidade nos meses de novembro e dezembro. “A gente está intensificando os trabalhos para a gente se preparar para os períodos chuvosos em Vitória da Conquista”, disse Yoshiura.
Segundo o secretário, a operação também a recuperação de diversas ruas principais e importante da cidade. Ele explicou que a idade e o desgaste do recapeamento das ruas estão sendo levados em consideração no quesito prioridade.
“Hoje a gente tem dado uma atenção especial as principais ruas. A gente sofre um pouco com a idade do pavimento, com o desgaste natural, mas a gente vem trabalhando para isso”, detalhou Yoshiura.
Em uma entrevista na rádio, nesta quarta-feira (20), a prefeita Sheila Lemos (União Brasil) declarou que parte dos recursos do empréstimo de R$ 160 milhões, realizado junto ao Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa III), da Caixa Econômica Federal, será investido em recapeamentos de ruas e avenidas da cidade. O recurso será aplicado quando estiver nos cofres da Prefeitura.
De acordo com o secretário, as vias que receberão o investimento foram escolhidas seguindo importantes critérios. Segundo ele, as obras de recapeamento serão realizadas em todas as regiões da cidade.
“A divisão geográfica da aplicação do recurso foi feita de maneira bem racional, considerando idade do pavimento, considerando o fluxo, a densidade populacional. Tudo isso foi bem pensado para que a gente consiga atender melhor a população de Vitória da Conquista. Então, nós teremos obras, literalmente, nos quatro cantos do município. Nós teremos recapeamento nos quatro cantos do município”, contou.
E ainda destacou que os bairros da zona oeste terão prioridade. “A gente sabe da idade do pavimento na região do bairro Brasil, do Ibirapuera, a gente sabe que é um asfalto bem antigo, então tem uma atenção especial nessa região da cidade”, finalizou.
Outras áreas da cidade da receberam a Operação Tapa- Buraco. Na última semana, a Avenida João Pessoa e a Travessa Sá Barreto, nas imediações do Centro da cidade, receberam massa asfáltica aquecida. Também no bairro Campinhos, nas proximidades dos residenciais Campo e Campo Verde, a Emurc concluiu a etapa preliminar com o preenchimento dos buracos com cascalho, antes de serem repavimentados com o asfalto.