Com a proximidade das eleições municipais de 2024, as movimentações políticas se intensificam. Acordos, apoios e alianças já começam as ser formadas com o objetivo de montar uma chapa forte e competitiva. A prefeita de Vitória da Conquista Sheila Lemos (União Brasil) está de olho na reeleição e aguarda os acordos políticos para definir o que todo mundo quer saber: quem vai ser o vice?
Nomes já começaram a serem especulados desde o ano passado. Como o do médico Aloíso Alan, que vem despontando como um dos principais nomes para compor a chapa como vice de Sheila Lemos. Além dele, também já foi ventilado o de João César Nogueira tem experiência no cenário empresarial da cidade e possui boa circulação entre os políticos. Pontos que estão sendo levados em consideração e o colocaram na lista.
Neste ano, outros nomes entraram no páreo. O do ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) Abel Rebouças, que já declarou a apoio a Sheila, e o do médico e atual secretário Municipal de Saúde Vinícius Rodrigues.
No entanto, o martelo ainda não foi batido. Em entrevista ao Blog do Sena nesta sexta-feira (16), a prefeita Sheila comentou sobre os nomes dos possíveis vice na sua chapa que estão sendo cogitados. Para ela, a qualidade dos nomes cogitados demonstra que o seu projeto político tem a confiança de muita gente. “Muitos nomes, nomes qualificadíssimos e eu u fico muito contente com todos esses nomes, porque se estão querendo estar no próximo é porque confiam nesse projeto”, disse Lemos.
Sem dar prazo, Sheila Lemos revelou que espera que a escolha do nome que irá compor a sua chapa seja definido antes do final do prazo da janela partidária. De 7 de março a 6 de abril, os políticos que desejam mudar de partidos devem registrar na Justiça Eleitoral. Após esse processo, muita “água pode rolar”, já que nomes podem chegar para compor e fortalecer a base política da atual prefeita.
Segundo Sheila Lemos, o momento agora é de “arrumação política partidária”.”Nós temos até o período da convenção anunciar o nome do vice.Espero não atrasar todo esse tempo, mas primeiro preciso fechar com os partidos, os partidos. Nos partidos aí, a gente tem, alguns candidatos que estão se agrupando. A janela abre dia 7 de março e vai até o dia 6 de abril. Então esse momento aí ainda é de arrumação política partidária, para depois a gente sentar e fechar o nome do vice”, disse Lemos.
Durante a janela partidária, muitos vereadores deverão mudar de partido. É o caso da maioria dos vereadores que hoje estão filiados e com mandatos na Câmara Municipal de Vereadores pelo MDB. Desde que o partido declarou apoio ao PT nas eleições estaduais de 2022, alguns vereadores estremeceram a relação com o partido. É tanto que o MDB lançou a pré-candidatura da vereadora Lúcia Rocha para à Prefeitura de Vitória da Conquista, mas os vereadores do partido já afirmaram que vão apoiar Sheila Lemos.
Coma expectativa de muitas mudanças, um dos partidos que mais devem receber os novos filiados é o União Brasil, partido da prefeita. Ela garantiu “aconchego” para todos os edis que optarem pela mudança partidária e desejam comandar seu partidos. ” Claro! Todos os vereadores trabalham conosco desde o início do mandato. Todos serão sim contemplado nos partidos”, enfatizou Lemos.