A sessão Ordinária dessa segunda-feira (18) foi marcada por polêmica na Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista. O motivo foi o discurso do vereador Ricardo Babão (PCdoB) que acusou alguns vereadores de estarem mentindo nas redes sociais sobre o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa III), no valor de R$160 milhões de reais, realizado junto à Caixa Econômica Federal e que já foi autorizado.
Segundo ele, o colega em questão não votou a favor do projeto, mas está indo no locais visitar as obras. Babão sugeriu que fosse usado detector de mentiras nas redes sociais para que o povo não fosse enganado. Segundo ele, tem vereador que não votou a favor do Finisa III, mas que está se aproveitando dos benefícios.
“Tem umas redes sociais de uns vereadores aí que é a coisa mais linda, mas se colocar um detector de mentira apita o tempo todo. ´É, pi, pi, pi, pi, pi, porque não tem cabimento. Vamos parar de enganar o povo, gente! Tem rede social dizendo que votou no Finisa, que o Finisa passou pelo voto da pessoa. É só pegar o número de votos que teve nessa casa, foram 16 votos. Não estou aqui criticando porque não votou não, a casa é da democracia, cada qual vota naquilo que acha que deve votar. Agora mentir para o povo? Pelo amor de Deus!”, disparou Babão.
Desde que foi enviado para o legislativo o municipal, o Finisa III gerou polêmica na cidade. Isso porque se tratava de mais um empréstimo milionário realizado nos últimos 7 anos, nas gestões de Herzem Gusmão (MDB) e Sheila Lemos (União Brasil). Ao todo, foram quatro empréstimos realizados pelas gestões.
Sem citar nomes ou revelar qual edil estaria “mentido” nas redes sociais, Babão ressaltou que a população tem que saber quem votou contra e quem votou a favor do Finisa III. “Vamos colocar um detector de mentiras nessas redes sociais para o povo saber quem está mentindo para o povo. Fica batendo de porta em porta e fazendo vídeo, dizendo que se não fosse o voto dessa pessoa não tinha acontecido o empréstimo”, destacou Babão.
O vereador Chico Estrella utilizou o tempo de fala de Babão e questionou o colega de ele era “baú para guardar segredo”, já que ao fazer a denúncia, o vereador do PCdoB não revelou nomes. ““Vossa excelência é baú para guardar segredo? Vossa excelência pode falar o nome de quem anda mentindo nas redes sociais?”, indagou Babão.
No entanto, Babão se absteve de falar e pediu que colega que, segundo ele, está mentindo nas redes sociais, faça a retração pública. “Eu vou deixar essa interrogação porque o povo sabe quem fala a verdade nessa casa, o povo já está cansado. Eu não vou citar o nome para essa pessoa tentar pelo menos se retratar e dizer a verdade para o povo”, disse Babão.
O empréstimo foi aprovado com os votos de todos os vereadores da base governista e três votos de vereadores que integram a Bancada de Oposição. Foram eles: Hermínio Oliveira (Podemos), Subtenente Muniz (Avante), Adinilson Pereira (MDB), Ricardo Babão (PCdoB), Nelson de Vivi (União), Augusto Cândido (PSDB), Dinho dos Campinhos (PP), Edivaldo Júnior (PTB), Nildo Freitas (PSC), Luís Carlos Dudé (MDB), Ivan Cordeiro (PTB), Bibia (MDB), Dr. Andreson (PCdoB), Chico Estrella (Agir) e Luciano Gomes (PCdoB).
Apenas três votaram contra: Viviane Sampaio (PT), Alexandre Xandó (PT) e Valdemir Dias (PT). Já Lúcia Rocha (MDB), Fernando Jacaré (PT), e Delegado Marcus Vinícius (Podemos) não estavam presentes no momento da votação.
Também utilizando o tempo de fala na tribuna de Bãbão, o vereador Edjaime Rosa (MDB), mais conhecido como Bibia atacou os vereadores que votaram contra o Finisa III. Além de fazer questão e citar todos os nomes dos vereadores, ainda afirmou que “não tem medo de ninguém” e não poupou nem a colega de partido Lúcia Rocha (MDB).
“Vou citar o nome de quem votou contra que eu não tenho medo de ninguém. Se quiserem direito de resposta, eles venham aqui e peçam o direito de resposta. Votou contra Xandó, debateu contra a vida toda, votou contra Jacaré, votou contra Viviane, votou contra Valdemir. Eu não tenho aqui medo de falar. Lúcia Rocha não votou contra, mas, mais que votou contra, ela absteve na sessão, para não colocar a cara para o povo. Mas, para colocar a saia na rua e chutar asfalto, chutar obra que a Prefeita está fazendo, ela tem coragem de ir lá e dizer que votou o projeto. Isso é enganar o povo, isso é malandragem na política e não pode acontecer isso na política. Eu não estou aqui para ter medo de nenhum colega vereador, vem para cima!”, disparou Bibia.
Para ameninar os ânimos alterados durante a sessão, por fim, o vereador Babão concluiu seu pronunciamento afirmando que os vereadores precisam agir com honestidade. “Não estou aqui para desqualificar, não estou aqui para falar mal de colegas não. É uma casa de 21 vereadores, que a gente sabe que trabalha para o povo de vitória da Conquista. Agora, nós temos que ter a coerência e a tranquilidade e o respeito de falar na localidade: Olha, essa obra está acontecendo, o vereador do lado Oeste é o vereador Ricardo Babão e ele também votou a favor. Mas, parece que é só um vereador que faz tudo nessa cidade e nós não fazemos nada”, disse Babão.