Vitória da Conquista tem se destacado ao longo dos anos como polo regional de Saúde Pública no Sudoeste da Bahia, tem recebido importantes investimentos na área nestes últimos anos, como a Policlínica Regional de Saúde, a reforma e ampliação do Hospital de Base, novos leitos de UTI e tantos outros investimentos. E, nesta semana, a onda de fortalecimento da saúde começou um novo ciclo de investimentos, anunciados pelo secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas, durante visita à cidade.
Acompanhado do deputado federal Waldenor Pereira, do diretor do Hospital de Base, Geovani Moreno, da coordenadora do Núcleo Regional da Saúde, Caroline Rebouças, e de outras lideranças da saúde, o secretário conferiu as obras do novo Hospital Afrânio Peixoto, que passa a ser um centro especializado em traumatologia e ortopedia, deve ser entregue logo no primeiro semestre de 2021.
Com o novo hospital, a Saúde Pública de Vitória da Conquista passará a contar com 113 novos leitos para a população e receberá R$ 3,8 milhões em recursos de emendas parlamentares. O valor está sendo destinado pelos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo e será aplicado na aquisição de equipamentos para o novo hospital Afrânio Peixoto.
A parte física do hospital está quase pronta, faltando apenas a conclusão das obras da sua parte externa (estacionamentos, jardins, acessos, guaritas etc).
O novo hospital Afrânio Peixoto será composto 68 leitos de enfermarias, três salas de Centro Cirúrgico e CRPA, uma sala de Raio-X e uma sala de Ultrasson com Doppler.