Após impedir o comércio de rua na Avenida Lauro de Freitas, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) irá promover melhorias na Rua da Misericórdia, que recentemente recebeu um calçadão, a fim de realocar 30 camelôs para o local. A mudança, proposta pela PMVC, acontece devido à inauguração da Nova Estação de Transbordo Herzem Gusmão.
O valor de R$ 78.678,63 que será utilizado para financiamento das mudanças é fruto do Finisa II (Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) e a reforma será executada pela Emurc (Empresa Municipal de Urbanização). Esse valor irá custear o recapeamento asfáltico e melhorias no sistema viário da Rua da Misericórdia.
A proibição do comércio de rua gerou insatisfação nos camelôs, que realizaram vários protestos contra a decisão. Os trabalhadores chegaram a afirmar que não houve diálogo com a prefeitura.
“A prefeita Sheila Lemos diz ter iniciado um diálogo com a gente, mas isso não é verdade. Em momento nenhum ela abriu diálogo com os camelôs”, afirmou Roberto Carlos Barbosa, representante do movimento de trabalhadores ambulantes contra as mudanças, em 12 de maio.