A coligação COLIGAÇÃO “CONQUISTA INDEPENDENTE” (PTC, PP, PROS, Solidariedade, Cidadania e PL), que tem como candidato a prefeito de Vitória da Conquista Romilson Filho (PP) apresentou, nesta sexta-feira (23), à Justiça Eleitoral o pedido de impugnação da pesquisa de intenções de voto registrada na última quarta-feira(21). O estudo, realizado pela empresa REAL TIME BIG DATA GESTAO DE DADOS LTDA e com número de identificação BA-04565/2020, não colocada como opção aos entrevistados a declaração de voto tanto a Romilson, como ao candidato do PSL, Cabo Herlign.
A representação pede a suspensão imediata da divulgação da pesquisa (prevista para o dia 27 de outubro). A Coligação alega que “há um há perigo claro de que se difunda pesquisa que, conduzida ao arrepio de rigor metodológico, apresente resultado prejudicado e não fidedigno, com grave prejuízo aos representantes, e o que é pior, à própria LISURA DO PROCESSO ELEITORAL”.
A defesa de Romilson frisa que sua candidatura a prefeito foi deferida no dia 23 de outubro, fato que reforça e torna inquestionável a legitimidade do pedido de impugnação da pesquisa em questão.
Romilson aponta também outros possíveis erros metodológicos no estudo e pede a realização de uma nova pesquisa “com correção para 599 amostras, apresentação correta do grau de instrução nos moldes do TSE e IBGE, detalhamento do plano amostral por BAIRRO ou ÁREA ABRANGIDA e a devida INCLUSÃO DE TODOS OS CANDIDATOS REPRESENTANTES”.
Leia também: “Talvez o prefeito tenha aceitado o desafio de fazer a pesquisa dele”, diz presidente do PT – Conquista