
A revitalização do Distrito Industrial de Vitória da Conquista é uma demanda antiga dos empresários e empreendedores da região. Além de melhorias na pavimentação e na estrutura interna, ainda é cobrado melhorias no acesso ao distrito para garantir a segurança da população.
O assunto voltou a ser abordado na cidade, desta vez, na rádio UP, nesta quarta-feira (27). Durante a entrevista, o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti falou sobre a licitação lançada pelo Governo do Estado para a revitalização do Distrito Industrial. Segundo ele, as obras devem ser iniciadas já nos próximos, logo após a divulgação do resultado final.
Além das melhorias internas, uma outra reivindicação é o fim da guilhotina localizada na BR-116 que dá acesso ao distrito. O cruzamento também dá acesso a vários povoados da cidade e é considerado um dos mais perigosos da região sudoeste da Bahia. Há anos, inúmeros acidentes são registrados no local e alguns até com vítimas fatais. Além disso, pedestres enfrentam dificuldades para atravessar a pista no local.

O fim da guilhotina está entre as principais reivindicações cobradas pela Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (AINVIC). A demanda é tão importante para os empresários, que por conta própria, elaboraram um projeto de engenharia que visa a segurança no cruzamento.
De acordo com Marcus Cavalcanti, o documento ainda precisa da aprovação da VIABAHIA, empresa que possui a concessão e administra a BR-116 na Bahia, para que a obra seja executada. Segundo ele, a VIABAHIA solicitou algumas correções no projeto.
“A gente precisa que a ANTT, a VIABAHIA aprove o projeto de engenharia. O projeto de engenharia apresentado pelos empresários que executaram, contrataram e pagaram. A VIABAHIA solicitou as correções, eles já estão fazendo e assim que estiver aprovado pela VIABAHIA, nós já vamos solicitar a obra com a correspondente para não ter problema com no Tribunal de Contas, nem do Estado e nem da União”, disse Cavalcanti.

Em nota enviada ao Blog do Sena, a VIABAHIA confirmou que recebeu o documento enviado pela AINVIC. Segundo a empresa, o documento está sendo analisado.
“A VIABAHIA esclarece que recebeu o projeto da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (AINVIC) e o documento passa por análises internas. Após a conclusão desse processo, o projeto será encaminhado para o parecer da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”, diz a nota.