A articulação do Partido dos Trabalhadores (PT) para compor a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista pode ter caído por água abaixo. De acordo com os bastidores da política conquistense, a primeira secretária não deve mais ser ocupada por um edil do partido.
Nos diálogos para uma composição mista, a primeira secretaria da mesa diretora estava sendo negociada para o PT. A ideia inicial era o PT apoiar a candidatura de Hermínio Oliveira (Podemos) e integrar a chapa na primeira secretária. No entanto, o cargo tem grande probabilidade de ficar com o vereador Ricardo Babão (PCdoB).
Além disso, o PT também solicitou a presença de uma mulher na mesa. Atualmente, apenas os vereadores homens fazem parte da diretoria da Câmara. O cargo seria ocupado pela vereadora Viviane Sampaio. Em entrevista ao Blog do Sena, Viviane confirmou as negociações. E revelou que não foi informada de novas mudanças referente ao acordo.
“Até o momento, o que está acordado nestas discussões de composição da mesa, é de que a primeira secretaria ficaria para o Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras. A preferência da grande maioria dos colegas é que seria indicado o nome de uma mulher e seria o meu nome para fazer a composição na mesa. Então o nosso nome está a disposição para a gente fazer esse diálogo e, até o momento, se mantém esse mesmo acordo. Até o momento, nós não fomos informados que houve mudanças nesse acordo”, explicou a vereadora.
Atualmente, a mulher ainda é minoria na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Apenas duas mulheres compõe o quadro de um total de 21 vereadores. São elas: Viviane Sampaio (PT) e Lúcia Rocha (MDB). No entanto, nenhuma das duas ocupam a diretoria da Câmara que é majoritariamente composta por homens e por partidos da Bancada de Situação.
Para a vereadora Viviane, é importante fazer uma mesa diretora mista no legislativo conquistense e também ter a participação de uma mulher. “Não é justo, mais uma vez, a gente ter uma mesa composto só por homens. Então, a gente precisa fazer valer este momento que a Câmara de Vereadores, além da mesa mista, também faça a composição com a presença de homens e mulheres”, ressaltou.
Viviane declarou que espera que as negociações sejam cumpridas. “Espero que todas as negociações que foram feitas, todos os diálogos na verdade que foram feitos, em relação a mesa diretora possam ser mantidos”, finalizou.
Confira a entrevista na íntegra a seguir: