O Blog do Sena publicou no início desse mês uma entrevista feita com os dirigentes do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Célio Barbosa e André Ará, respectivamente, na qual os dois afirmaram que estavam mantendo um diálogo, com a possibilidade de selar uma aliança. O PSD lançou como pré-candidato a prefeito o professor Abel Rebouças, e o PSB o também professor Mozart Tanajura Júnior.
Durante a entrevista ao nosso blog, tanto Célio quanto André disseram acreditar que até a última quinta-feira (03) a decisão sobre uma possível aliança já estaria tomada. Ontem chegou a ser realizada uma reunião entre as duas legendas, contudo, empecilhos impedem que a união seja firmada.
De um lado, os pré-candidatos a vereador do PSB não aceitam que o partido componha a chapa como vice. De outro, Abel, que é o nome mais competitivo das duas siglas, já tendo ficado em 3ª nas eleições para prefeito de 2012, também se recusa a aceitar a vice.
Contudo, uma foto publicada nas redes sociais pelo presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) Isaac Bonfim, na noite da ontem, pode indicar uma reviravolta. Ele aparece ao lado de Araketu, como é conhecido o dirigente do PSB. Apesar de nada ter sido oficializado, PSB já compôs o governo petista em Vitória da Conquista.
Sem alianças formalizadas, resta aguardar quais alianças vão surgir durante o processo político até a formalização da candidatura nas convenções dos 3 partidos, marcadas para o próximo sábado (12).