As eleições 2020 em Vitória da Conquista foram marcadas por grandes mudanças no legislativo. Doze dos vinte um vereadores atuais nāo conseguiram a reeleição, nomes novos na política conquistense garantiram uma vaga, mas o destaque principal foi a eleição do jovem advogado Alexandre Xandó (PT).
Com apenas 31 anos, Xandó consquistou 2.932 votos já em sua primeira campanha. Ele foi o segundo vereador mais votado, abaixo apenas da veterana Lúcia Rocha (MDB) que obteve 4.104 votos. Lúcia é vereador desde 1993.
Vereador mais bem votado do Partido dos Trabalhadores (PT), Xandó representa também a renovação dentro do partido. Grande parte da sua campanha foi composta de voluntários e contou com apoio significado de movimentos sociais, culturais e da juventude.
Em suas redes sociais, o mais novo vereador eleito em Conquista, agradeceu os eleitores e falou sobre a responsabilidade de ter sido o segundo mais bem votado. “GRATIDÃO! Estou sem palavras! Não consigo expressar o tamanho da felicidade, da alegria, da animação e da luta desse resultado!” , comemorou. “Ser o segundo candidato mais votado em Vitória da Conquista é uma proporção que eu não imaginava. Que carrega um peso e um compromisso tão grande quanto foi o resultado da eleição!”, completou.
Xandó afirmou ainda que é possível fazer uma política diferente. “Comemoramos hoje 2.932 votos, enquanto disseram que a política só se ganha comprando votos, disseram que as vagas já eram certas e que já tinham donos, e vocês, todos vocês mostraram que é possível ganhar um eleição com uma política limpa. É possível fazer militância nessa cidade!”, frisou.